Movimento #GENTEAJUDANDOGENTE lança campanha de prevenção ao suicídio

254
COMPARTILHAR

O movimento #genteajudandogente está lançando nova campanha no Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira, dia 12, às 11h, na Casa dos Conselhos de Porto Alegre (Av. João Pessoa 1110, esquina Rua Venâncio Aires).

A campanha deste ano tem como objetivo a prevenção ao suicídio, um tema delicado, complexo, mas que precisa deixar de ser tabu e ser objeto da atenção de toda a sociedade gaúcha, uma vez que o RS apresenta um índice três vezes maior do que a média nacional nesse tipo de incidência, um trágico recorde há várias décadas.

A campanha criada pela agência Moove reforça a ideia de que é preciso dar atenção aos sinais emitidos por pessoas, potencialmente, suicidas. Em média, alguém que tira a sua própria vida, o faz após cinco tentativas e em todo o tempo ela dá sinais aos que a rodeiam de que pode vir a cometer tal desatino. O ponto-chave da campanha é alertar familiares, colegas e amigos sobre a importância de prestar atenção nestes sinais.

O movimento, criado pelo jornalista Julio Ribeiro, conta mais uma vez com a iniciativa do Clube de Opinião do RS e do Rotary Club Glória Teresópolis – Distrito 4680 e acrescenta, neste ano, a participação do CVV – Centro de Valorização da Vida, CPV – Centro de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio, Secretaria Estadual da Saúde, Pão dos Pobres, CIEE-RS, FURPA – Fundação dos Rotarianos de Porto Alegre e Trensurb, além de veículos de comunicação de todo o Estado.

Na campanha do ano passado, voltada a ajudar as famílias de venezuelanos que estavam chegando ao Brasil, através de Roraima, foram arrecadados 20.000 itens de higiene, em parceria com as farmácias Panvel e São João. Todo o material arrecadado foi enviado à Boa Vista, por meio da FAB – Força Aérea Brasileira e distribuído pelos rotarianos locais.