MCom Comunicação completa 11 anos e dobra cartela de clientes em meio à pandemia

105
COMPARTILHAR

A empresa que tem sede em Caxias do Sul e escritório em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, dobrou a cartela de clientes e aumentou em cerca de 40% o faturamento entre os meses de março de 2020 e março deste ano. Em mais de uma década, a MCom soma mais 50 clientes atendidos para uma centenas de trabalhos contínuos ou pontuais e materializou, através do serviço de assessoria de imprensa, seu carro-chefe, cerca de R$ 350 milhões em mídia espontânea, gerada a partir de releases, notas e outros materiais produzidos.

Atualmente, a empresa dirigida pelos jornalistas Camila Ruzzarin, Cassiano Farina e Martha Caus tem entre seus clientes a Vinícola Aurora, CDL Caxias do Sul, Ballardin Malhas, Voltatec Energia e The Beatles no Acordeon, além de trabalhos realizados para empreendimentos como GURI Restaurante, BWB Incorporadora e AgroD, para entidades como Ibravin, Segh – Região Uva e Vinho e CDL Farroupilha, instituições como Sebrae e ABS-RS, projetos culturais como o filme Legado Italiano e os livros “Retratos da Uva e do Vinho” e o “Vigor da Canção Popular Italiana no Rio Grande do Sul” e feiras e eventos como Festa Nacional da Maçã (Femaçã), Wine South América, Dia do Vinho Brasileiro, Semana Municipal da Gastronomia de Caxias do Sul, entre outros.

A jornalista Camila Ruzzarin acredita que a expansão em um ano difícil para a maioria dos setores demonstra a necessidade de investimentos em comunicação como reforço de imagem e de reputação.

“Percebemos uma preocupação muito grande das empresas e organizações em estreitar os laços com o público e, para isso, a comunicação é fundamental. Notamos também um interesse cada vez maior em ações de relacionamento, tanto com jornalistas como com influenciadores digitais, como ferramentas para atingir o máximo de pessoas possível em canais diferentes”, relata.

O também jornalista Cassiano Farina lembra que, antes do nascimento da MCom Comunicação, em 2010, a marca criada pela sócia-fundadora Martha Caus  já atuava no segmento de assessoria de imprensa, de marketing e endomarketing, e que buscou a formalização para expandir o negócio.

“A Serra Gaúcha é uma região com uma diversidade econômica bastante ampla, com demandas para a comunicação empresarial, setorial e com uma atividade agrícola e cultura pujantes. Nesse terreno fértil é que o que plantamos lá atrás, em parceria com muitas pessoas que acreditam num trabalho que é feito de forma profissional, ética, estratégica e transparente, que completamos hoje 11 anos dispostos a continuar nesta caminhada”, garante.

Os números da atuação da MCom confirmam esta ideia, com mais de 50 clientes atendidos, cerca de 50 press trips (organização de viagens com jornalistas) para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do desenvolvimento de, pelo menos, 50 ações de relacionamento com jornalistas e influenciadores digitais, 15 gerenciamentos de crises de comunicação nas áreas empresariais e setoriais e produção e edição de, aproximadamente, 80 conteúdos impressos, como revistas corporativas, informativos, folders entre outros.