Gaúchas criam o primeiro hub de employer branding e marketing de recrutamento do país

221
COMPARTILHAR

Tornar as segundas-feiras tão esperadas quanto as sextas-feiras. Este é o desafio que motivou a relações públicas Angélica Madalosso e a administradora Patrícia Bandeira a fundarem a ILoveMyJob, primeiro hub focado em employer branding e marketing de recrutamento do país, com sede em Porto Alegre. Pesquisa da McKinsey, publicada em 2020, informa que profissionais que dizem viver o seu propósito no trabalho são quatro vezes mais propensos a ter mais engajamento e produtividade. E, para suprir uma lacuna no mercado brasileiro, que é pensar marca empregadora de maneira sistêmica desde a atração até a transição de carreira, a ILoveMyJob chega ao mercado oferecendo planejamento e serviços focados em construir e fortalecer as marcas empregadoras das empresas, além de oferecer cursos e eventos para profissionais interessados em viver na área. “O employer branding não é apenas comunicar os diferenciais de uma marca empregadora, é principalmente fazer com que o colaborador dissemine essa mensagem no seu dia a dia. Quando alguém compartilha que ama o seu trabalho, ele também promove a empresa da qual faz parte”, explica a relações públicas Angélica Madalosso, que está à frente da diretoria de negócios e estratégia criativa da empresa.

De acordo com as sócias, existe, hoje, um movimento muito forte para que os profissionais sejam protagonistas nas suas carreiras, enquanto as organizações estão buscando descobrir como contribuir para estimular a atração, retenção e engajamento através de técnicas de comunicação e marketing. “Na Europa, já vemos uma valorização muito maior do tema, existem empresas que nos inspiraram a criar esse modelo de negócio, pois sabemos que não vai demorar para que essa área seja uma agenda prioritária dos gestores de recursos humanos”, informa Patrícia Bandeira, sócia da empresa, responsável pela diretoria de planejamento e educação corporativa.

Embora os termos possam parecer desconhecidos para muitos, trata-se de práticas para a construção de um posicionamento de marca empregadora e a utilização de estratégias de comunicação, marketing e storytelling para fortalecer esse discurso no mindset de futuros e atuais talentos de uma determinada empresa.

Causas sociais integram o escopo da ILoveMyJob
Além de oferecer serviços especializados para as empresas que desejam trabalhar as suas marcas de maneira estratégica junto aos futuros candidatos e colaboradores, a empresa irá produzir e compartilhar – gratuitamente – conteúdos referentes às melhores práticas de employer branding. Além disso, a startup vai abraçar duas causas sociais: a saúde mental no trabalho e a recolocação profissional. A primeira ação neste sentido será uma série de workshops gratuitos sobre saúde mental no ambiente de trabalho. As empresas interessadas poderão se inscrever no site da empresa (ilovemyjob.com.br) a partir de março para participar do programa. Em outra frente, a cada dois meses, a ILoveMyJob irá oferecer mentoria coletiva para ajudar profissionais que buscam recolocação no mercado em oportunidades em recursos humanos e comunicação interna, áreas que normalmente são responsáveis pelo employer branding. O plano de negócios da empresa contempla, ainda, o desenvolvimento de um software para monitorar a reputação de marca empregadora.

Quem está à frente da ILoveMyJob

Angélica Madalosso – Relações Públicas e pós-graduada em Planejamento de Comunicação Organizacional, com mais de 10 anos de experiência em endomarketing, comunicação interna e Employer Branding, tendo assumido gestão de contas, equipes de criação e de planejamento. Foi responsável pela criação e implantação da área de Employer Branding da maior agência de endomarketing do país. Coautora do livro “A Experiência do Colaborador”, 2020. Já atuou em projetos de grandes empresas como GOL, Kimberly-Clark, Renner, JBS, OLX, Souza Cruz, Estácio, Braskem, Gru Airport, Coca-Cola Femsa, Bolsa de Valores e Avon.

Patrícia Bandeira – Administradora com sólida formação acadêmica e experiência em treinamentos e pesquisas corporativas nas áreas de comunicação, liderança, cultura e gestão da mudança. Professora convidada em cursos de pós-graduação, possui mestrado em Psicologia pela PUCRS e realiza doutorado em Gestão de Pessoas na UFRGS. É especialista em carreira e vencedora do prêmio Destaque Acadêmico pelo Conselho de Administração do RS. Ao longo de sua trajetória, já coordenou diversas palestras, treinamentos e pesquisas para profissionais e lideranças de companhias como 3M, Burger King, CMPC Celulose, Estácio, Kinghost, Midea Carrier e Lojas Renner, em unidades do Brasil e do exterior.

Ficha Técnica
Redação e Roteiro: Angélica Madalosso / ILoveMyJob
Edição: Laura Sonego
Trilha, gravação e edição de áudio: Bafo na Nunca
Locução: Angélica Madalosso e Patrícia Bandeira / LoveMyJob