Frente Nacional de Prefeitos e Vital Strategies lançam campanha para apoiar a comunicação de municípios no combate a COVID-19

169
COMPARTILHAR

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a organização global de saúde Vital Strategies, por meio da iniciativa Resolve do Save Lives, lançam, em parceria, a campanha “Quando você se protege, sua família fica mais segura”. Criada pela agência Repense, a ação é destinada a prefeitos e autoridades locais e tem como objetivo apoiar os municípios de todo o Brasil no desenvolvimento de uma conversa clara e didática sobre a COVID-19 com a população. Para isso, foi desenvolvida a plataforma de conteúdo Cidades Contra COVID-19 com peças de comunicação customizadas para que autoridades locais possam adaptar e utilizar em seus mais diversos canais de contato com a população.

O conceito da campanha reforça a importância de adotar comportamentos e medidas de segurança contra a COVID-19 para proteger a si mesmo e aqueles a quem amamos. “Criamos essa campanha, juntamente com a FNP, com o intuito de promover uma comunicação baseada em evidências e unificada para apoiar Prefeituras no combate a COVID-19. Os materiais foram desenvolvidos com base nas recomendações da OMS e em princípios-chave da comunicação de risco, com vistas a comunicar à população os comportamentos que devem ser adotados de forma empática e transparente”, afirma Luiza Amorim, gerente de comunicação da Vital Strategies no Brasil.

Na plataforma estão disponíveis diversos formatos de materiais que podem ser baixados para uso por todas as cidades na comunicação com seus cidadãos, como filmes para TV, spots de rádio, materiais de relações públicas, conteúdo de mídia social, layouts de OOH e anúncios de mídia programática.  Estarão disponíveis, por exemplo, artes para posts que orientam sobre comportamentos importantes no transporte público, quais cuidados tomar caso precise viajar e medidas de segurança no ambiente de trabalho. No site, há um tutorial que explica o processo completo para orientar as autoridades na utilização desses materiais.

De acordo com Gilberto Perre, secretário-executivo da FNP, a campanha busca construir uma linguagem unificada entre os municípios para falar com diferentes perfis da população brasileira. “A mobilização de órgãos não governamentais para levar orientações corretas à população é fundamental no atual cenário da comunicação, de desinformação e falas desconexas no enfrentamento à doença. A campanha visa promover um vínculo entre as autoridades dos municípios e seus habitantes e estabelecer a confiança nas medidas que são recomendadas para combater o avanço da COVID-19”, finaliza.

As peças foram desenvolvidas com base em evidências científicas e estão alinhados com as orientações de órgãos mundiais de saúde no que se refere às principais percepções de risco (ambientes e situações onde se corre maior risco de contágio) e orientações importantes para diminuir o risco de contágio (utilizar máscara, lavar as mãos, manter a distância, entre outras). Em todas os materiais, há um selo identificando como “Comprovado pela ciência”, que reforça a veracidade das informações compartilhadas.

Ficha Técnica
Título: Quando você se protege, sua família fica mais segura
Agência: Repense
Anunciante: FNP – Frente Nacional de Prefeitos e Vital Strategies
Criação: Alexandre Ravagnani, Akira Tateyama, Giulliano Alves, Rogério Barbosa e Mateus Webber
Planejamento: Luna Gutierres
Mídia e BI: Nino Silva, Déborah Cardorso, Rodrigo Nikki, Cris Varella e Pedro Mancilha
Atendimento: Andrés Andrade
Animação: Fábio Ovelheiro, Filipe Cândido e Ruiz Lira
Produção: Leandro Souza e Paula Moreira
Aprovação Cliente: Luiza Amorim, Paula Aguiar e Ademir Viana