FENAPRO e ABAP divulgam campanha pela valorização da atividade publicitária

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A FENAPRO (Federação Nacional das Agências de Propaganda), em conjunto com a ABAP (Associação Brasileira das Agências de Propaganda, e com o apoio dos Sinapros (Sindicatos das Agências de Propaganda) de todo o País, começa a veicular uma campanha pela valorização da atividade publicitária, com o objetivo de ressaltar não só a qualidade da propaganda brasileira – posicionada entre as três melhores do mundo -, mas, principalmente, o profissionalismo e ética que caracterizam sua atuação, e que são orientados por um modelo reconhecido de autorregulamentação e por diversas leis federais.

“Esta campanha chega no momento em que a liberdade comercial da atividade publicitária e a prática justa, ética, legal e regulamentada de concessão do BV (Bonificação por Volume) estão sendo questionadas”, destaca o presidente da FENAPRO, Daniel Queiroz.

O texto da campanha ressalta que “o modelo de autorregulação e as inúmeras leis federais, construídas nas últimas décadas por anunciantes, veículos e agências, garantiram um ambiente ético / profissional, que propiciou o surgimento de grandes empresas, grandes profissionais e milhares de grandes sucessos de marketing”.

“O plano de incentivo é um mecanismo previsto pela lei 12.232, que regula a contratação de publicidade pela administração pública, bem como pelas normas do CENP, sendo adotado pelas agências e por todos os veículos de comunicação, seja rádio, TV, jornal, revista ou plataformas digitais e out of home”, explica o presidente da FENAPRO. “A prática desse incentivo é exercida sempre considerando o interesse dos clientes e em conformidade com a melhor técnica e estratégia definida para eles”, ressalta Queiroz.

Ele lembra que, quando o BV foi criado, o objetivo foi o de se estabelecer um instrumento de estímulo ao desenvolvimento e pesquisa das agências, mas hoje este incentivo tem um papel ainda mais importante, representando parte relevante da receita de diversas agências de publicidade, inclusive para a manutenção de suas estruturas de pessoal, especialmente em um ano como o de 2020 em que as empresas estão enfrentando uma forte queda dos investimentos em mídia, por conta da pandemia, e lutando para reter suas equipes.

O presidente da FENAPRO também observa que incentivos são frequentes em diversos mercados como os de veículos, seguros, bebidas, passagens aéreas e reservas de hotéis, entre outros, e que eliminar o BV significaria uma medida contra a atividade publicitária especificamente, indústria esta que ajuda a movimentar as outras indústrias.

“Esta campanha que iniciamos agora, portanto, pretende mostrar que, por todos os benefícios que a atividade representa para a economia na geração de riqueza, por atuar dentro de normas reconhecidas e da legislação, com profissionalismo e ética, a publicidade deve ser valorizada e respeitada”, conclui o presidente da FENAPRO.