Em workshop interativo, Teads desenvolve campanha para novo sabor de Magnum

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A Teads, Plataforma Global de Mídia, criou um workshop estratégico imersivo para, em parceria com clientes e agências, desenvolver campanhas ainda mais assertivas, com o diferencial de ser realizado em apenas um dia. O Teads l’Atelier reúne executivos de marketing do cliente, mídia, planejamento, atendimento e criação da agênciaalém da equipe de estrategistas, designers, especialistas de dados e comercial da Teads. A experiência vai além de um workshop criativo cada sessão é única e personalizada de acordo com as necessidades do briefing.

Com toda equipe unida debatendo a melhor experiência do usuário, targeting, contextualização e execução criativa, novos insights são identificados e imediatamente aplicados para que, ao término da sessão, a estratégia de segmentação e os anúncios otimizados estejam prontos para implementação. Na prática, longos processos de validação, ajustes e aprovação são evitados.

Com o desafio de divulgar o novo sabor de Magnum no Brasil, o Praliné, a Teads organizou uma sessão do Teads l’Atelier com a Unilever e a MullenLowe para refinar a estratégia e segmentação da campanha além de desenvolver novas peças específicas para promoção no inventário da Teads. O principal objetivo da campanha era gerar awareness sobre o lançamento da marca para cinco públicos (clusters) diferentes, ampliando também a consideração do usuário pelo produto e, portanto, interesse de compra. Contar com a presença de especialistas multidisciplinares durante o workshop, tornou possível compreender melhor a expectativa para público e, em tempo real, criar segmentações personalizadas na plataforma Teads Audiences, além de compreender qual seria o alcance estimado para cada cluster. Ao aliar criativos específicos para cada público com a segmentação correta, a campanha atingiu mais de 17 milhões de usuários únicos durante seu período de veiculação.

Com base nessa divisão, cada peça foi pensada para conversar com um determinado perfil, inclusive nos textos e cores utilizados. Os formatos propostos também foram únicos para cada cluster, somando 14 criativos diferentes desenvolvidos e criados durante a sessão. A maior parte dos anúncios se destaca pela interação e por seu design não intrusivo, características fundamentais das peças criadas pela Teads para garantir a conquista da atenção respeitando usuário. Um dos formatos com maior CTR (0,70%), por exemplo, foi o display zoom, no qual usuário interage com o anúncio para ampliar a mensagem.

“Nossa equipe trabalha no desenvolvimento de formatos inovadores que conquistem natural e respeitosamente a atenção do usuário.  A proposta essencial de Teads Studio é acionar a expertise dos Designers e dos Estrategistas para a execução dos objetivos de Marca e dos KPIs daquele briefing específico. É deste entendimento em profundidade que nascem recomendações de otimização criativa e peças com bom potencial de performance, sempre alinhadas aos objetivos daquela campanha. Nos Ateliers, todos esses elementos são intensamente debatidos e em poucas horas chegamos a um resultado estratégico e ágil para o anunciante e para a agência”, comenta Monika Cerqueira, Head do Teads Studio LATAM.

Todo esse cuidado no desenvolvimento do conteúdo da campanha gerou resultados importantes e acima da expectativa: mais de 17 milhões de usuários únicos atingidos em dois meses de campanha, com um viewability médio de 83%, de acordo com a MOAT, e 12,4 segundos de In-view Time nas peças de formato display. As peças em vídeo também apresentaram resultados acima da média para o formato, chegando a 0,45% na taxa de clique (CTR). Destaca-se também um formato apresentado exclusivamente para essa campanha: o Click to Instagram. A peça direcionava o usuário diretamente para o filtro criado pela marca no Instagram, ampliando consideravelmente o awareness da campanha no ambiente de social e atingindo mais de 12 milhões de usuários com um CTR médio de 0,50%.

“Adorei a experiência do Atelier, além da diversão do workshop, foi a forma mais eficaz de colocar uma campanha no ar. Ter aquelas mentes poderosas, de diferentes áreas reunidas foi estimulante e empoderador para toda a equipe”, comenta Cristine Lu, Senior Brand Manager da Kibon na Unilever Brasil.

Em todo o processo de desenvolvimento, a Teads sempre atua em conjunto com a agência que cria a campanha inicial, respeitando o processo criativo e atuando como um parceiro estratégico nas campanhas. Por esse motivo, contar com os profissionais da agência contribui significativamente para o desenvolvimento correto do briefing. “Foi muito interessante estar com todos reunidos em uma sala refinando a estratégia de mídia e segmentação junto com o cliente. Sem dúvidas, este processo facilitou muito o desenvolvimento da campanha que foi rodada no inventário da Teads e nos poupou dias de processo criativo e aprovações”, complementa Paulo Borba, Gerente de Mídia, da MullenLowe.

A sessão do Teads l’Atelier com a Unilever para a campanha de Magnum aconteceu antes do decreto de pandemia e das medidas de distanciamento social. Comprometida com a segurança e saúde de seus colaboradores, de seus clientes e da sociedade, atualmente a Teads realiza as sessões de workshop de maneira virtual, mantendo o mesmo dinamismo e qualidade da entrega.

Mês da Criatividade – A campanha desenvolvida para Unilever é mais um reflexo do processo criativo utilizado pela Teads, que alia criatividade com inovação, estratégia e dados. Pensando nisso, em junho de 2020 a Teads desenvolveu o Mês da Criatividade, no qual foram organizados uma série de eventos e encontros online com clientes e parceiros para discutir a criatividade e sua importância neste momento. Diante do cenário atual causado pela pandemia da covid-19, e do cancelamento do maior Festival de Criatividade do mundo, o Cannes Lions, em sua versão tradicional e física neste ano, esta foi uma forma de debater e valorizar a criatividade digital.

Webinários globais e regionais foram realizados para analisar a questão, debatendo também o pensamento criativo com o uso de dados e insights, maneiras pelas quais a criatividade no setor de publicidade está evoluindo e como isto se aplica aos diferentes mercados. Entre as ações está a criação do prêmio Teads CHC Creative Awards, destacando as principais campanhas relacionadas à área de Healthcare, revelado na última semana do mês, que premiou a GSK como Companhia Criativa do ano.