EM NOITE DE GRANDE FESTA, PRÊMIO PRESS ENTREGA TROFÉUS AOS MELHORES DO ANO DA IMPRENSA GAÚCHA

COMPARTILHAR
Prêmio Press 2019 Foto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview

Numa cerimônia que misturou expectativa, alegria e muita emoção foram entregues na noite desta segunda-feira, 11 de novembro, os troféus do Prêmio Press 2019 aos melhores radialistas e jornalistas do ano, em 17 categorias.

Mais de 500 pessoas participaram da festa que lotou o Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O Prêmio Press 2019 recebeu, nas duas etapas iniciais de votação (Popular e Profissional) mais de 908.000 indicações. Dessas duas etapas classificaram-se os cinco mais votados para a terceira fase de escolha, feita por um júri do qual participaram 58 convidados, entre decanos da comunicação, professores de jornalismo, assessores e consultores de comunicação e lideres de entidades.

Além dos troféus por categoria, foi entregue durante a festa o Troféu Sistema Fiergs – Homenagem Especial ao professor Carlos Alberto Carvalho, que tem uma vida de 64 anos dedicados ao jornalismo, 40 dos quais ministrando disciplinas nas faculdades de comunicação da UFRGS, PUC-RS, UCS e Feevale.

Prêmio Press 2019. Foto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview

Em seu discurso, o professor Carlos Alberto lembrou, por exemplo, que ele foi o primeiro rosto a aparecer nas transmissões da TV Difusora, em 1968 e que de antes disso e até hoje dedicou sua vida ao exercício do jornalismo e à missão de ajudar a formar mais de 5.000 jornalistas nas diversas instituições em que trabalhou.

Julio Ribeiro, que além de presidente do Clube de Opinião é idealizador e coordenador do movimento GenteAjudandoGente, aproveitou a ocasião para destacar o trabalho de diversas entidades, órgãos públicos e veículos de comunicação que participam da campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio “Não ignore os avisos”, criada pela agência Moove e lançada em setembro e que se estende até janeiro de 2020.

A festa teve, também, bolo e “Parabéns a você” para comemorar os 20 anos do Prêmio Press. Em seu discurso, o jornalista Julio Ribeiro, diretor Geral da revista Press, fez questão de ressaltar o slogan desta edição do prêmio: 20 anos reverenciando o passado e apostando no futuro. E para personificar esse conceito convidou o professor homenageado, com seus 82 anos de vida, e o estudante Luka Pumes, de apenas 21 anos, vencedor na categoria Estagiário de Jornalismo do Ano para juntos assoprarem as velinhas.

Prêmio Press 2019. Foto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview

Magda Beatriz, apresentadora da TV Pampa, vencedora do principal prêmio da noite, o Troféu Badesul Jornalista do Ano, agradeceu emocionada ao publico telespectador, que a levou a essa conquista importante em sua carreira e disse sentir o peso da responsabilidade de passar a representar toda a classe jornalística do Rio Grande do Sul . “Não sei se sou merecedora, mas vou fazer de tudo para não decepcioná-los”, disse ela.

Prêmio Press 2019 Foto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview

A festa contou com a presença de centenas de radialistas e jornalistas de todo o Estado e de autoridades como o ministro da Cidadania, Osmar Terra; o presidente da Assembleia, deputado Luis Augusto Lara; e da secretária de Comunicação, Tânia Moreira, representando o governador Eduardo Leite.

O Prêmio Press 2019 teve o patrocínio do Sistema FIERGS, CIEE-RS, CMPC, CORSAN, BADESUL e o apoio da RDC TV, Vinícola Aurora, Krim Bureau e Assembleia Legislativa.

RELAÇÃO DOS VENCEDORES DO PRÊMIO PRESS 2019

ESTAGIÁRIO DO ANO – Troféu CIEE-RS
Luka Pumes – Jornal do Comércio

REPÓRTER DE RÁDIO DO ANO
Rodrigo Oliveira – Rádio Gaúcha

REPÓRTER DE TELEVISÃO DO ANO
Luciane Kohlmann – SBT

REPÓRTER DE JORNAL/REVISTA DO ANO
Leandro Behs – Zero Hora

COLUNISTA DE JORNAL/REVISTA DO ANO – Troféu Fernando Albrecht
Paulo Germano – Zero Hora

COMENTARISTA DE TELEVISÃO DO ANO
Nessa categoria houve um empate, com dois finalistas recebendo o mesmo número de votos do Júri de Convidados. Foram entregues dois troféus:

Guilherme Baumhardt – Band TV (não está mais na empresa)
Gustavo Victorino – TV Pampa

COMENTARISTA DE RÁDIO DO ANO – Troféu Ruy Carlos Ostermann
Diogo Olivier – Rádio Gaúcha

APRESENTADOR DE TELEVISÃO DO ANO
Felipe Vieira – SBT

APRESENTADOR DE RÁDIO DO ANO
Milton Cardoso – Rádio Band

JORNALISTA DO WEB DO ANO
Carla Santos – www.vozdavizinhanca.com.br

REPÓRTER FOTOGRÁFICO DO ANO
Mauro Schaefer – Correio do Povo

REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO DO ANO
Vitor Ochôa  – RDC TV

LOCUTOR/APRESENTADOR DE NOTÍCIAS – Troféu Milton Ferrreti Jung
Sergio Stock – Band TV

JORNALISTA DESTAQUE DO INTERIOR
Marcos Vinicius Schil – Ulbra TV/Canoas

MELHOR PROGRAMA DE RÁDIO DO ANO – TROFÉU CORSAN
Dupla em Debate – Rádio Grenal

MELHOR PROGRAMA DE TELEVISÃO DO ANO
SBT Rio Grande – SBT

JORNALISTA DO ANO – TROFÉU BADESUL
Magda Beatriz – TV Pampa