Destemperados traz para Porto Alegre o Festival Fartura – Comidas do Brasil

272
COMPARTILHAR

Com o objetivo de incentivar e desenvolver a gastronomia nacional e reunir e integrar produtos, produtores, chefs, indústria, mercados e os apreciadores da culinária, o Festival Fartura – Comidas do Brasil percorre anualmente diversas cidades brasileiras. Neste ano, o festival de gastronomia  desembarca em Porto Alegre, em parceria com o Destemperados, para iniciar sua expedição em solo gaúcho nos dias 5 e 6 de maio, no estacionamento do Shopping Boulevard Laçador.

O evento, promovido pela Plataforma Fartura – Comidas do Brasil, reunirá 60 atrações gastronômicas de 12 estados brasileiros e mais de 15 apresentações culturais na capital gaúcha, entre cursos, degustações, cozinhas ao vivo, bares, restaurantes e exposições de produtos. Entre os convidados, estão chefs de cozinha de todas as regiões do país. Representando a culinária da região Sul, participam Natalia Tussi, Antonio Costaguta, Marcelo Schambeck, Rafael Jacobi, Carlos Kristensen, Márcio Ávila, Marcelo Gonçalves e Orlando Kramer (RS). Há ainda chefs da região Sudeste (Lucas Corazza e Michelle Tameirão, de São Paulo, e Nanda Carneiro, do Rio de Janeiro), Centro-Oeste (Thiago Paraíso, do Distrito Federal, e Paulo Machado, do Mato Grosso do Sul), Nordeste (Timóteo Domingos, de Sergipe) e Norte (Eliane Ferreira, do Pará).

Na ocasião, o público vai poder aproveitar cinco espaços gastronômicos: espaço Chefs e Restaurantes e Petiscos, Lanches e Doces – onde será possível experimentar pratos e aperitivos de renomados chefs e estabelecimentos de todo o país –, espaço Interativo – aulas práticas oferecidas pelos chefs –, espaço Conhecimento – palestras sobre cases de sucesso, pratos, receitas e produtos de várias regiões do país –, Cozinha ao Vivo – demonstração ao vivo do passo a passo de produção, preparo e venda de receitas diferenciadas dos chefs convidados – e  Produtos e Produtores – apresentação de ingredientes e produtos pesquisados durante e Expedição Fartura.

Os ingressos custam R$ 25 por pessoa e são isentos para crianças de até 12 anos. A entrada dá acesso aos espetáculos artísticos e cênicos e às atividades gastronômicas. Os itens de consumo pessoal, como bebidas e comidas, serão vendidos separadamente. Serão 30 vagas para aulas teóricas e degustações e 16 para aulas interativas. As inscrições ocorrerão meia hora antes das atividades, e a programação completa pode ser conferida no site.