Canon dá câmera que fala para fotógrafo com deficiência visual

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“Ou eu ficava chorando, me lamentando… Ou eu poderia ser feliz. E eu escolhi ser feliz!”. A declaração da paratleta Sabrina Custódia traduz perfeitamente a mensagem da nova campanha de Natal da Canon criada pela Dentsu Brasil. Intitulada “Um Natal para Acreditar”, a comunicação destaca histórias reais de superação, como a do fotógrafo cego João Maia.

O filme apresenta Sabrina Custódia, Claudine dos Santos e Claudemir Aleixo, pessoas com deficiência física que conseguiram ultrapassar seus obstáculos e hoje se dedicam ao paratletismo. Além deles, também participa da peça o fotógrafo João Maia que, conhecido por registrar esse tipo de evento, foi convidado pela Canon para fazer fotos desses paratletas e gravar um minidocumentário sobre como a paixão pelo que faz – tanto o esporte como a fotografia – pode trazer inúmeros benefícios e transformar vidas por completo. “Eu sempre falo que a minha máquina fotográfica é a extensão do meu corpo. E é assim que eu consigo me conectar para que essas pessoas possam ser vistas não como coitadinhas, mas como seres humanos capazes de quebrar os seus próprios recordes”, diz o profissional no filme.

Mas o que o João não sabia era que a Canon, referência em equipamentos, câmeras e impressoras, com alta tecnologia, estava preparando uma surpresa. “Primeiro mostramos imagens dos paratletas superando os seus limites e detalhamos o fotógrafo João Maia, que tem deficiência visual, explicando o seu trabalho com uma intensa sensibilidade. Mas aí, veio a verdadeira surpresa quando um dos paratletas traz um presente especial para João: uma câmera fotográfica otimizada para cegos com acessibilidade através de leitura das funções por arquivo de voz embutidos no cartão de memória. Em outras palavras: uma câmera fotográfica que fala. Essa tecnologia foi desenvolvida pela Dentsu Brasil, IWS e Canon do Brasil. O momento da surpresa foi emocionante para o fotógrafo e para todos nós que estávamos no set de filmagem”, revela Filipe Cuvero, VP de Criação da Dentsu Brasil.

Com o objetivo de criar uma história que ligasse uma inovação tecnológica sem precedentes com um relato real de superação pela fotografia, a Dentsu Brasil foi a responsável por idealizar a campanha e esse equipamento único. “Com base em um produto da Canon, criamos esse protótipo de câmera especialmente para o João Maia. Todo o processo levou oito meses de desenvolvimento e o resultado foi incrível”, conta Cuvero.

“Estamos felizes com resultado desta campanha de Natal. Quem atua com imagem e registro de momentos especiais sabe que sem amor e dedicação não é possível realizar coisas inesquecíveis. O trabalho de João Maia e dos paratletas envolve muito amor e a campanha da Dentsu Brasil deixa isso muito claro. Esperamos que as pessoas se inspirem”, conta a responsável do marketing da área de consumo da Canon do Brasil, Tânia Abe.

Para Mario D’Andrea, CEO e CCO da Dentsu Brasil, “são momentos como esse que nos fazem ter certeza de que estamos no caminho certo para a Canon, uma marca que sempre se coloca no centro de momentos inesquecíveis da vida das pessoas. Este Natal será inesquecível para João Maia e todos que se identificarem com sua história de superação. Esta ação mostra como a Dentsu Brasil utiliza a tecnologia e os dados para fazer diferença de verdade na vida das pessoas”, finaliza o executivo.

Com produção da Academia de Filmes e direção de Adriana Yanez, o filme será veiculado nas redes sociais da Canon.

Ficha Técnica
Título: Um Natal para Acreditar
Anunciante: Canon
Produto: Institucional
Agência: Dentsu Brasil
Presidente: Mario D’Andrea
VP de Criação: Filipe Cuvero
Diretores Executivo de Criação e Diretor de Inovação: Kojiro Tanoue
Diretores de Criação Associados: Christian Faria, Murilo Torezan, Kojiro Tanoue
Criação: Diego Torres, Thiago Gambôa, Filipe Cuvero, Kojiro Tanoue, Murilo Torezan, Christian Faria
Head de Conteúdo: Diego Torres
Time de Conteúdo: Fabio Nasi, Thais Bittencourt
Gerente de Projeto: Paulo Iglesias
VP Operações e Negócios: Mauro Rabello
Atendimento: Bruno Panico, Fernando Silva, Paulo Iglesias e Davi Raposo
Mídia: Rodolpho Aguiar Eufrosino, Lucas Cavalcante, Gustavo Ono, Fernando Ciocchetti, Camilla Pontes
Diretora-Geral de Planejamento: Priscilla Ceruti Albrecht
Desenvolvimento de Tecnologia: Thiago Winkler, Luiz Guilherme Siqueira, André Trevisani, Aline Bof, Anderson Moscarelli, Marcelo Magno Rodrigues
RTV e Art Buyer: Juliana D’Antino e Andréa Consoleto
CMO: Takashi Osawa
Supervisora de Marketing (Consumo): Tânia Abe
Analista de Marketing Digital: Bruno Gecys de Sá
Analista de Produto: Elielton Caetano
Analista de Produto Impressoras: Mayra Yamamoto
Produtora de Imagem: Academia de Filmes
Direção: Adriana Yanez
Assistente de Direção:  Juliana Pellegrino
Direção de Fotografia:  Bruno Tiezzi
Direção de Arte: Rafael Blas
Atendimento: Paula Saraiva
Produção executiva: Marily Raphul/Duda Marujo
Finalização:  Equipe Academia de Filmes
Produtora: Lua Nova
Produtor: Fred Benuce e Isa Salles
Atendimento: Larissa Storch
Aprovação cliente: Bruno Gecys de Sá, Elielton Caetano