Campanha usa música para levar informação onde a liberdade de imprensa é ameaçada

COMPARTILHAR

Para chamar a atenção contra Dia Mundial contra a Censura Cibernética,  realizado no 12 de março, a agência criativa DDB Alemanha e a produtora digital MediaMonks criaram a campanha The Uncensored Playlist para a organização Repórteres Sem Fronteiras Alemanha (Reporter ohne Grenzen), que usa a música como um espaço para compartilhar notícias censuradas em países onde a liberdade de expressão está sob ataque.

Concentrando-se em territórios como China, Egito, Tailândia, Uzbequistão e Vietnã, onde a mídia é censurada, a DDB Alemanha e a MediaMonks trabalharam durante cinco meses para ajudar reconhecidos jornalistas independentes e músicos locais a transformarem duas notícias de cada país em músicas pop. A dupla criativa de brasileiros Lucas Mayer (compositor de Música) e Iris Fuzaro (diretora de filme) do Projeto Le Tour Du Monde foram responsáveis por reescrever e produzir músicas junto com músicos locais, documentando o processo em formato de cinema.

Os jornalistas que tiveram dez histórias transformadas em canções estão o jornalista chinês exilado Chang Ping, membros da rede tailandesa para o jornalismo livre Prachatai, Basma Abdelaziz do Cairo, Galima Bukharbaeva do Uzbequistão e o blogueiro vietnamita Bui Thanh Hieu (The Wind Merchant). As músicas estão disponíveis em todo o mundo (incluindo os cinco países) em inglês e no idioma local, juntamente com obras de arte de álbuns únicas. O nome do jornalista é listado como o artista e o título do artigo como o nome da música. O site também inclui letras, artigos originais, biografias e vídeos musicais narrativos para ajudar a contar as histórias de uma maneira mais detalhada e sensorial.

Para garantir que a música chegue a todos e provar que #truthfindsaway  ou a verdade encontra um caminho, The Uncensored Playlist também está disponível (dentro dos cinco países) com os nomes dos jornalistas protegidos por obras com álbuns neutros e títulos alternativos de músicas, ajustados para atuar em como pré-censura, no caso de as faixas originais ficarem bloqueadas. Para alcançar os ouvintes, a DDB Alemanha e a MediaMonks garantiram que o acesso a pelo menos uma das plataformas de transmissão selecionadas, seja Spotify, Deezer e Apple Music estivava disponível em cada país. The Uncensored Playlist está disponível na Apple Music, Deezer e Spotify under #truthfindsaway. EgyptChinaUzbekistanVietnam

Ficha Técnica:
The Uncensored Playlist
DDB GERMANY
CCO: Dennis May
Chief Executive DDB Berlin Office: Bianca Dordea
Executive Creative Director: Gabriel Mattar
Creative Director: Ricardo Wolff
Senior Art Director: Felipe Cury
Senior CW: Patrik Lenhart , Jack Christensen
Senior Digital Art Director: Marco Lemcke
Junior Art Director: Evandro Scudeler, Lis Ferreira
Account: Sarah Bensel
Audio Production Company: DaHouse
Account Manager: Cassiano Derenji
Music Director: Lucas Mayer
Film Director: Iris Fuzaro
Film Production Company: Le Tour Du Monde
Editor: Sascha Gerlach
Reporters without Borders Germany:
Communication Officer: Daniel Schmidthäussler