Campanha do ITACI tem ação virtual e novo filme

COMPARTILHAR

Dia do Abraço do hospital traz jingle inspirador e estratégia de divulgação solidária: todo mundo que tem uma rede social pode apoiar compartilhando o vídeo

Abraço: Um Pequeno Gesto que Faz uma Grande Diferença: é o tema da campanha Dia do Abraço Virtual, que acontece no próximo dia 22, mas que dura todo o mês de maio no ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, referência no tratamento de crianças e adolescentes com câncer ou outras doenças hematológicas e raras.

Com a rápida disseminação do novo coronavírus no Brasil, o ITACI, um hospital público, teve que repensar suas ações para continuar recebendo ajuda. Mas como fazer isso no meio da pandemia, com tantos pedidos de captação de recursos para as organizações sociais?

“Um desafio que será enfrentado com autenticidade, solidariedade e diversificação”, conta Marina Pechlivanis, da Umbigo do Mundo Comunicação.

Para reforçar a estratégia da autenticidade, foi criado um jingle com a parceria da Argila Produções Musicais, que traduz em forma de canção a missão e a vocação do hospital. “O ITACI tem espaço para o seu abraço, para a sua doação”, esse refrão demonstra o quanto o ITACI precisa da doação de todos para continuar a oferecer seus serviços com excelência.

“O jingle é uma bossa nova que motiva e inspira as pessoas a abraçarem a causa e é cantado por mim e pela minha filha Maria, de 11 anos”, diz Quim Vasconcellos, sócio diretor da Argila Produções Musicais, que ficou feliz em receber o convite para participar da ação e da criação da música, já que perdeu um sobrinho, o Micael (4 anos), para a leucemia.

Estimulando a solidariedade – Dinheiro, produtos específicos, voluntariado, todas as doações são bem-vindas. Inclusive de espaço de cada indivíduo em suas redes sociais. “No mundo das doações existe o ditado: de um em um se faz um milhão, mostrando a importância de cada pequena doação para se alcançar uma grande quantia. E a mesma métrica serve para esses canais virtuais. Quando cada pessoa doa espaço no seu perfil social para promover o filme e o link para a doação temos uma poderosa ferramenta de mídia solidária sendo utilizada”, diz Marina. Aí entra a solidariedade: convocando a população a acessar as redes sociais do ITACI e a compartilharem o filme em seus próprios perfis e grupos de whatsapp. “Todo mundo é celebridade em suas redes sociais, grandes ou pequenas, e pode ajudar a mobilizar mais e mais pessoas com o seu exemplo. Sem contar a ajuda no aumento das doações em dinheiro, fundamentais neste momento de crise. Mesmo que você não possa doar neste momento, alguém de sua rede pode. Em rede somos mais fortes”, complementa.

Diversificando os canais e as parcerias – Para fortalecer e amplificar a campanha promovendo a diversificação de canais e parcerias, o Dia do Abraço Virtual conta com mais três iniciativas. No “Desafio do Dia do Abraço ITACI”, celebridades postam vídeos abraçando virtualmente o hospital, convidando seus seguidores para a doação e desafiando seus amigos a fazerem o mesmo. Na iniciativa “Influenciadores do Bem”, em parceria com a Gooders, a proposta é oferecer benefícios para quem compartilhar um post sobre a conscientização do diagnóstico precoce e fizer suas doações diretamente na plataforma de engajamento social Gooders; quanto mais doações, mais pontos Gooders que valem cupons de desconto em parceiros de e-commerce. E para completar, parceria de ativação e divulgação com o Center Norte, o ExpoCenter Norte e o Metro.

A meta é arrecadar R$ 500.000,00 em doações apenas neste mês de maio, repondo os eventos que foram cancelados. “Acredito que esse período de pandemia está nos mostrando que estamos isolados, mas continuamos dependendo uns dos outros. Talvez mais do que nunca. E, mesmo em crise, as oportunidades surgem e cabe a cada um de nós explorá-las. Estamos aprimorando a forma de transmitir nosso abraço e envolvendo mais pessoas na nossa luta, a da conscientização do diagnóstico precoce do câncer infantil e o melhor tratamento possível para nossas crianças e adolescentes”, diz Douglas Boscato, gerente da Fundação Criança – ITACI.