Campanha Be Pink para conscientização ao câncer de mama nos salões de beleza

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A iniciativa, que nasceu a pedido dos salões de beleza, chega a sua quarta edição com o intuito de informar sobre sinais que o corpo dá e a importância do autocuidado que pode permitir a detecção precoce do câncer de mama, além de estimular a doação de cabelos para criação de perucas. A Be Pink acontece em outubro em mais de 400 salões participantes, entre eles C.Kamura em São Paulo e The Black Door Salon no Rio de Janeiro.

O projeto do canal de TV b.drops, exclusivo para salões de beleza, foi pensado a partir do pedido dos próprios estabelecimentos que viam crescer o interesse das clientes em doar seus cabelos para a confecção de perucas, e o interesse dos cabeleireiros em orientar adequadamente sobre a doença. “Foi assim que nasceu o projeto que hoje acumula mais pessoas engajadas. Entendemos que os salões são um ambiente onde as mulheres se sentem à vontade e mantêm uma relação de confiança e cumplicidade com os profissionais, facilitando a abordagem do assunto”, conta Felipe Naspolini Viante, CEO da b.drops.

Assim nasceu a Be Pink, que criou uma rede de engajamento pela causa e conta com importantes parceiros, como Wella Professionals e o Instituto Avon – marcas que apresentam a campanha e assinam todos os materiais informativos – OPI, Intimissimi e o Fleury Medicina e Saúde, trazendo mais relevância para a participação dos salões e no apoio a campanha e a parceria da Housi.

“A Wella está muito feliz em estar, pelo terceiro ano consecutivo, com as marcas OPI e Wella Professionals, junto com a Be Pink, para falar sobre um tema tão importante que é a prevenção do câncer de mama” comenta Ana Paula Fischer (Poppy), Diretora de Marketing da Wella Company no Brasil. “Por mais de 140 anos, a Wella trabalha em trazer os melhores produtos de beleza para ajudar na autoestima da mulher então é super gratificante participar desta iniciativa junto da Be Pink, que é a maior campanha dentro dos salões para o Outubro Rosa, que além de trazer a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, possibilita com que mulheres que já estão cortando seus cabelos nos salões possam doar parte de seus cabelos para a campanha”, completa.

Doação de cabelos e confecção de perucas
Todo cabelo doado nos salões participantes tem um destino certo. A Be Pink apoia três ONG’s, “Atitude na Cabeça”, “Amor em Mechas” e “Solidariedade em Fios”, que são responsáveis pela produção de perucas, próteses e megahair para as pacientes que estão em tratamento de câncer de mama. A “Atitude na Cabeça” tem sua sede em Curitiba, mas toda a confecção é distribuída para pacientes em todo o Brasil. A “Amor em Mechas” realiza doações do Kit do Amor, contendo peruca, lenço, álcool gel, colar de pérolas, brinco, maquiagem e livro de autoajuda para as mulheres em tratamento. Já a “Solidariedade em Fios” é um projeto em parceria com o “Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo”, FUSSESP, e com o “Instituto do Câncer do Estado de São Paulo”, Icesp, que une a capacitação dos alunos na confecção de prótese capilar, megahair e a doação desses itens às pacientes do Icesp.

Conheça os salões participantes https://www.bepinkoutubrorosa.com.br/sal%C3%B5es-2021

Conheça as ONGS parceiras https://www.bepinkoutubrorosa.com.br/ongs-parceiras

Como funciona a ação
A campanha leva materiais informativos diretamente a quem precisa, sobre como realizar o autocuidado, quais os principais sintomas e quando marcar uma consulta com especialista. Durante todo o mês de outubro as telas da b.drops são voltadas a conscientização da doença.

A campanha desenvolve anualmente um amplo conteúdo informativo que chega aos salões em forma de informações nas telas, além de prisma de bancada, adesivo de espelho e certificado de doação e ecobag – que serve como uma urna de arrecadação.

Todo o conteúdo da campanha deste ano é endossado pelo Instituto Avon, organização não-governamental que atua na defesa de direitos fundamentais da mulher, por meio de ações e iniciativas na resposta ao câncer de mama e no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, responsável pela curadoria do material informativo.

“O Instituto Avon atua para que mulheres e meninas possam viver de forma segura e saudável, promovendo ações e iniciativas que apoiem, acolham e conscientizem as brasileiras sobre saúde e seus direitos. Unir esforços em uma campanha como a Be Pink é muito positivo, pois ampliamos a importância de informar sobre os cuidados com as mamas e ainda incentivar a doação de cabelos para as brasileiras que estão em tratamento contra a doença”, ressalta Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.

Madrinha da Campanha
Madrinha da Be Pink desde o primeiro ano, Gi Charaba, modelo e digital influencer, descobriu o câncer aos 29 anos, primeiro nas mamas e, logo em seguida, nos ossos. Seu tratamento durou cerca de um ano e hoje, felizmente, está em remissão da doença, porém, segue atenta aos cuidados. “De três em três meses faço exames para monitorar. Já passei da pior fase, mas não dá para bobear.” contou a modelo.

“Já não é fácil para qualquer mulher ter uma parte tão feminina acometida pelo câncer. Mexe muito com a nossa vaidade, ainda mais no meu universo, onde a imagem é tudo. Quando descobri a doença procurei exemplos de pessoas para me inspirar. Eu queria ouvir histórias que deram certo, mas as pessoas não gostam de mostrar o lado crítico. Quando fui convidada para ser madrinha da Be Pink, que vai atuar em salões de beleza, adorei a ideia! Nesses locais, normalmente, as pessoas vão para se cuidar, mas apenas da aparência. As mulheres precisam se conscientizar. Cuidar da beleza é legal, mas, por favor, se toque e não deixe de fazer exames hormonais de rotina”, alerta.

Exposição Be Pink
Para aumentar a visibilidade do Outubro Rosa e a conscientização sobre a doença, a Be Pink e a Intimissimi, marca italiana referência em alta qualidade de lingerie e homewear, realizaram um shooting fotográfico com 13 mulheres que passaram pela doença. Além de oferecer um dia especial para elas, com produção no Marry Jolie – salão que mais arrecadou cabelos na edição do ano passado – o encontro, realizado no rooftop da Housi Bela Cintra, foi uma oportunidade para compartilharem histórias e inspirar outras mulheres que estão vivendo o mesmo problema. O resultado dessa produção pode ser conferido na exposição “Be Pink” que acontecerá no Piso Jurupis, do Shopping Ibirapuera de 1º a 17 de outubro, além das redes sociais da campanha

SERVIÇO
Exposição “Be Pink”
Data: de 01 a 17 de outubro de 2021
Horário: de segunda a sábado, das 10h ás 22h e aos domingos, das 14h ás 20h
Local: Piso Jurupis do Shopping Ibirapuera – Avenida Ibirapuera, 3103 – Indianópolis, São Paulo

FICHA TÉCNICA
Fotografo: Fernanda Gomes
Videomaker: Mayara Dezotti
Cabelo: Salão Marry Jolie | Eliane Silva e Paloma Costa
Maquiagem: Salão Marry Jolie | Adriana Leal
Figurino: Intimissimi e Loja Ophelia
Locação: Housi Bela Cintra