Campanha #AbraUmaJanela leva música e entretenimento durante isolamento social

COMPARTILHAR

Com o intuito de levar conforto à população por meio da música, a Sustenidos Organização Social de Cultura lançou a campanha #AbraUmaJanela no dia 21 de junho – Dia da Música. A Sustenidos é responsável pela gestão do Festival Ethno Brazil, Som Na Estrada, Festival Imagine Brazil, MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange) e Projeto Guri nos polos do interior, litoral e Fundação CASA. As ações, gratuitas, estarão disponíveis na página oficial da campanha abraumajanela.sustenidos.org.br, no canal da Sustenidos no Youtube, com chamadas no Facebook e em pílulas no Instagram.

“O mote da campanha #AbraUmaJanela reforça a importância das pessoas respirarem e enxergarem além das preocupações e ansiedades dos dias de hoje. Queremos promover experiências de diferentes estilos e origens, que as façam se sentir mais leves, por meio da música”, reforça Alessandra Costa, Diretora Executiva da Sustenidos.

A música tem transformado a rotina das famílias durante o isolamento social, pois embala as tarefas do dia a dia, une os integrantes da casa, refresca nossa memória afetiva e ganha eco em nossas comunidades virtuais. Ela está na cozinha, fonte inesgotável de pesquisa que faz da sucata um instrumento musical. Ou na produção de vídeos e oficinas que movimentam a todos. Nas reuniões virtuais em que os jovens cantam e tocam juntos. E nessa infinidade de ações que se propaga por meio das redes sociais A música diverte, une, traz alento, faz história, inspira e convida: Abra Uma Janela você também!

Conduzida pela agência Suno United Creators, responsável pelo planejamento, peças e identidade visual, a campanha será 100% digital, com foco nas mídias sociais e contará com três ações simultâneas. A primeira com o tema: Vamos abrir a janela do aprendizado, na qual jovens e adolescentes do Projeto Guri ensinarão as famílias a construir instrumentos em casa, a fazer música com diferentes objetos, percussão corporal, brincadeiras musicais e outras atividades.

A ação Vamos abrir uma janela onde não existia contemplará a abertura de lives com performance de jovens dos programas administrados pela Sustenidos interpretando diferentes músicas na contagem regressiva das apresentações.

Outra proposta, Vamos abrir uma janela para uma surpresa, levará vídeos dos jovens integrantes dos programas geridos pela Sustenidos, a reuniões e conferências, tornando o encontro mais exclusivo e intimista. As músicas também poderão ser veiculadas durante a espera de chamadas em empresas e/ou instituição que desejam apoiar a ação.

“A campanha é um importante passo para a Sustenidos reforçar o trabalho que está sendo construindo com as crianças e jovens de todo o Brasil, além de proporcionar não somente a transformação destes adolescentes, mas também dos familiares, comunidade e toda a sociedade por meio da música”, finaliza Alessandra.

“O desafio era fazer algo sensível ao contexto, sem deixar de lado uma visão de eficiência para a campanha. A ideia foi estruturada sob uma inversão de papéis e lógicas. Ao invés de pedir recursos para a Sustenidos, hoje se torna mais interessante oferecer as lições e aprendizados da Sustenidos para as pessoas. Isso porque muito além da música, estamos falando de oferecer uma manutenção de saúde mental, como um respiro positivo durante a quarentena. A Sustenidos sabe disso há muito tempo, eles não ensinam apenas música para as crianças e jovens, mas contribuem para o desenvolvimento integral deles e de suas comunidades. A campanha traduz um desejo de expandir o alcance desse impacto positivo para mais pessoas e abrir novas janelas para todos. Ao abrir uma janela para deixar as lições de música e empatia da Sustenidos entrarem em casa, enxergamos o lado de dentro da janela, o outro e o trabalho que a Sustenidos faz e segue fazendo há anos por tantas crianças, jovens, comunidades e, por último e nem por um segundo menos importante, pela cultura do País”, explica Giulia Queiroz, estratégia da Suno United Creators.

Serviço: #AbraUmaJanela
A partir de 21 de junho
http://www.facebook.com/Sustenidoscultura/http://abraumajanela.sustenidos.org.br/

http://www.instagram.com/sustenidoscultura/