Artplan celebra os 35 anos do Rock in Rio ao contar a trajetória de sucesso do festival

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O Rock in Rio está completando 35 anos. Para celebrar a ocasião, a Artplan elaborou uma campanha integrada 360º para relembrar os melhores momentos e contar a trajetória deste que é maior festival de música e entretenimento do mundo. Sob o conceito “Valeu cada momento”, a iniciativa busca enaltecer situações memoráveis de cada uma das edições do festival. A agência, igualmente, criou uma assinatura digital para as peças, com a hashtag #RockinRio35anos, e realizará ações nas redes sociais, bem como a realização de anúncios especialmente pensados para a ocasião. 

Os filmes são de 3′, 2′, 1′, 30” e 15”. Neles, estão compiladas cenas icônicas de diversas edições, como nas ocasiões em que o público enfrentou chuva, lama e muita emoção na Cidade do Rock, que se transformou em um parque de experiências. O narrador conta uma breve história da trajetória do Rock in Rio e inclui as edições realizadas na Europa, como a portuguesa e a espanhola, além da passagem do festival por Las Vegas e anúncios na Times Square, em Nova York. O objetivo do filme é ressaltar que valeu cada momento, cada emoção, sorriso, e a adrenalina de cada uma das pessoas correndo na abertura dos portões, fato que aconteceu na primeira edição e virou uma identidade junto ao público até os dias atuais. O vídeo manifesto será veiculado na página do YouTube da marca e as versões menores em TV aberta, fechada, cinema e internet. 

Serão realizadas diversas ativações nas redes sociais. O anúncio, publicado nos jornais impressos, por exemplo, conta com o mesmo layout que a página de feed do Instagram, com fotos das diversas edições, para ressaltar a importância de cada momento. No Instagram, também os usuários contam com um filtro especial, o Karaokê #RockinRio35anos, em que o público é convidado a cantar músicas de três edições marcantes: 1985, 2001 e 2019, utilizando o Instagram Stories. O perfil do Rock in Rio vai responder a essas pessoas com a sua pontuação e comentários divertidos, como se fosse um karaokê. 

No Twitter, os usuários podem conferir a volta do emoji exclusivo do Rock in Rio, a guitarra vermelha. Ao twittar com a hashtag #RockinRio35anos, este aparece automaticamente. Além disso, diversos artistas estão respondendo questões no Quiz do perfil do Instagram da marca. Já no Facebook, o objetivo é gerar conexão e colaboração com o público, a fim de relembrar momentos e histórias que só acontecem no Rock in Rio. Ainda para esta celebração, uma das ações é a elaboração de um álbum colaborativo, com 35 fotos, e outra a participação de fãs do Rock in Rio, com fotos nos comentários. Outros posts convocarão fãs que construíram histórias nos palcos do Rock in Rio para enviarem um vídeo-depoimento a fim de contarem suas experiências. 

“Esta campanha de 35 anos é uma homenagem ao nosso público, que está convidado a compartilhar conosco a sua experiência, o seu melhor show e o seu momento mais bonito. Nosso objetivo com esta retrospectiva é nos inspirar para garantirmos que os próximos 35 anos sejam ainda mais incríveis”, afirma Rodolfo Medina, presidente da Artplan e VP de marketing & parcerias do Rock in Rio.