Alunos da ESPM Porto Alegre criam campanhas para Sindilojas

COMPARTILHAR

Alunos do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM Porto Alegre assinam a criação de cinco campanhas institucionais para o Sindilojas Porto Alegre, entidade que reúne os lojistas da cidade. Na próxima etapa do projeto, o Sindilojas deve escolher e veicular uma das campanhas produzidas pelos alunos. “O briefing real de uma entidade de mercado muito representativa é uma oportunidade única de aprendizado para os alunos”, diz Roberta Krause, professora de graduação e pós-graduação da ESPM. “Os estudantes tiveram contato com a realidade e as dificuldades atuais do varejo local para pensar estrategicamente em soluções de comunicação.”

As campanhas seguem o conceito já utilizado institucionalmente pelo Sindilojas Porto Alegre, Inspirar Para Transformar O Varejo. Mas os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da ESPM têm como objetivo aproximar a entidade e os lojistas no momento de retomada das atividades, após cerca de 60 dias de lojas físicas fechadas devido à pandemia de covid-19.

Os alunos desenvolveram suas ideias durante as disciplinas acadêmicas de Planejamento e Atendimento, Pontos de Contato e Portfolio. A partir das orientações dos professores durante as aulas – por meio da plataforma zoom — foram realizadas simulações dos processos de uma agência de propaganda, resultando em dois briefings de Atendimento e Planejamento, três planos de mídia e cinco propostas criativas. “Tivemos o envolvimento de 25 estudantes, em um projeto interdisciplinar”, diz Roberta.

O Sindilojas Porto Alegre reforçou a importância da iniciativa. “Certamente, usaremos algumas das ideias desenvolvidas”, diz Marcello Paes, gerente de Marketing e Novos Negócios da entidade. “Reitero a qualidade dos trabalhos apresentados e a profundidade com que os alunos se envolveram com o tema”.