Agência cria ações de consumo consciente para marcas

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Ao focar em ativações que buscam desenvolver a responsabilidade social e o consumo consciente, a 2V Ventures, agência de brand experience fundada pelos empreendedores cariocas Vitor Salomoni e Victor Vidal, acompanha a vanguarda das tendências mundiais do marketing de experiência em eventos, junto a parceiros como as gigantes Heineken, Absolut e Wyborowa.

“Desde que começamos sempre fomos críticos em relação ao mercado de eventos, especialmente aquilo que era oferecido ao consumidor. Com o tempo começaram a surgir novos modelos de entretenimento, porque as pessoas querem eventos que entreguem uma experiência para além de somente um lugar fechado com música. As pessoas esperam uma vivência com marca. Com o tempo começamos a nos aproximar de marcas como Red Bull, Absolut, Heineken, entre outras, e fazer ativações em eventos proprietários e de outras empresas. Pelas redes sociais, o nosso público sempre pergunta sobre as ativações. Fazemos enquetes com a audiência para saber quais são as suas ações preferidas, recebemos sugestões deles. Buscamos sempre o modelo participativo”, explica Vitor Salomoni.

O ano de 2019 foi marcado por execuções de projetos inovadores para grandes marcas, especialmente aqueles voltados ao consumo consciente. Neste período, a 2V realizou ações a “Green Ride”, em parceria com a Heineken, na qual ao chegar em um evento badalado de música brasileira, o público que escolhe guardar as chaves do carro recebe uma garrafa de cerveja e, ao final do evento, a produção providencia um time de motoristas para levá-los para casa em segurança. O mesmo projeto para a marca contemplou pontos de hidratação gratuitos, instalados no entorno da pista, atraindo o público por meio de frases inusitadas, fazendo uma conexão entre a ação e o mood visual e verbal do evento.

Também em parceria com a cervejaria holandesa, em outro evento com ingressos esgotados, o objetivo foi incentivar o consumo consciente e gerar engajamento dos clientes que são recompensados com eco copos e água mineral ao depositar/descartar corretamente as garrafas de vidro já usadas.

O olhar criativo da agência seguiu mirando em experiências inéditas, nas quais o cliente interage com o cenário dos eventos. Na última edição da “Isso Não é Uma Festa”, um das marcas proprietárias da 2V, a agência promoveu uma intervenção artística com participação do público, onde armas de paintball foram transformadas em pincéis. Em parceria com a marca Absolut, o resultado da ação “Arte Resiste, Mundo Progride” foi uma obra de arte coletiva que ajudou a formar um painel de mais de 5 metros de largura, tendo o público como protagonista.

Ao investir em ativações que potencializam o engajamento do seu público, a 2V Ventures amplia os horizontes do marketing de experiência que tanto valoriza, formando o combo perfeito entre o cenário criativo dos eventos, as ações junto às marcas parceiras e a vivência de cada um dos clientes.

Outro exemplo de interação artística foi o “#Arteresiste Contra o Preconceito”, realizado, também em parceria com a marca sueca de bebidas. Um ringue, quatro travesseiros e um juiz: para chamar a atenção do público no combate ao preconceito, a 2V criou um game para ser porta voz dessa batalha de forma lúdica descontraída. Foi uma verdadeira guerra de travesseiros, estampados com diferentes frases famosas de causas sociais, como “Não é Não”. No final da batalhas, o objetivo da ativação era de que a intolerância e o preconceito fossem derrotados.

“Acredito muito nessa bagagem adquirida nos últimos anos para somar e criar uma sinergia com essa nova geração empreendedora, multitalentosa, inquieta e eufórica para desenvolver projetos cada vez mais qualificados. Não estamos preocupados exclusivamente com a quantidade de pessoas que irão na festa, estamos preocupados se a festa vai levar uma experiência marcante”, explica Daniel Barci, publicitário e sócio da 2V Ventures.

Antenada nos conceitos que estão na cabeça do seu público jovem, a 2V desenvolveu ainda uma experiência Upcycling, através ação de consumo consciente em parceria com a Wyborowa, marca polonesa de vodka, na qual ao escrever no painel do lounge de um evento sobre o que era upcycling, as melhores respostas ganhavam uma bolsa exclusiva feita de tecido reaproveitado da Wyborowa, em parceria com a grife Berma Bag.