Gerdau: o segredo de uma marca forte

COMPARTILHAR

 

Inegavelmente, Gerdau é sinônimo de marca forte do Rio Grande do Sul. Lidera diversas pesquisas de lembrança de marca como, por exemplo, o ranking de Marcas de Quem Decide do Instituto Qualidata. Mas não é forte somente porque é grande. Ela é forte porque a marca foi construída ao longo de 118 anos baseada em valores sólidos, segundo conta Jorge Gerdau Johannpeter. “A empresa foi construída com muita relação humana. E com respeito acima de tudo”, revela.

De acordo com o presidente do Conselho da Gerdau, os valores originais da empresa permanecem os mesmos. “Desde o meu avô, a empresa já tinha esta atitude de envolvimento com a comunidade. Isso foi ensinado de geração em geração. Com estes valores originais se formou esta imagem”, conta.

Jorge Gerdau lembra que, desde muito cedo, a empresa sempre imprimiu em todo o processo de organização uma visão de sustentabilidade seja no aspecto econômico, social e ambiental. “Sempre tivemos participação em programas sociais muito amplos”, complementa.

Outro ponto que Jorge destaca é o envolvimento forte com os funcionários. “Meu pai nos ensinou o respeito absoluto. O menor colaborador é tão respeitado quanto o principal engenheiro da Gerdau. Então estes valores são disseminados dentro da empresa e pelo mundo afora. Vai se espalhando. E hoje está consolidado”, revela orgulhoso. “Eu recebi uma educação forte dos meus pais de simplicidade e humildade. Tenho muita gratidão em relação aos meus pais. Estes valores vieram de família, para mim e para meus irmãos. Considero uma benção”, complementa.

Tais valores são tão importantes para o empresário que Gerdau resolveu imprimir no verso do seu cartão de visitas os princípios que acredita.

Verso do cartão de visitas de Jorge Gerdau

“Aprendi na vida que o sucesso é construído pela educação. Se não educar, uma empresa não atinge os patamares mundiais de benchmarking em termos de produtividade. Aprendi isso na vida prática”, diz.

Investir no esporte

Dentro deste raciocínio, Jorge Gerdau aposta que o maior desafio do Brasil é educar os milhões de analfabetos. “Enquanto não melhorar isso, não vamos ser um País respeitado”, opina.  O investimento no esporte, na visão do empresário, também é uma forma de educar. A própria Gerdau associa a sua marca ao esporte.  “Eu tenho convicção de que o esporte é uma peça chave para a educação. O jovem aprende a competir, a ter disciplina, aprende a ganhar e perder. É maravilhoso para formação”, acredita. “Qualquer tipo de atividade esportiva é decisiva na formação do caráter dos jovens. É fundamental para evolução de um País”, comenta.

A família Gerdau já tem tradição no esporte hípico e vem patrocinando o principal concurso de hipismo do sul do Brasil, o Best Jump.  Na história do concurso, já emplacou o vencedor em duas edições como Jorge Gerdau Johannpeter, em 1970, e como André Bier Johannpeter, no ano 2000. Este ano, a família Johannpeter estará na disputa do título da competição com Karina Johannpeter, filha de Jorge, que sonha em conquistar o campeonato.

Jorge e Karina Johannpeter

“Sempre apoiamos diversos eventos esportivos. Recebemos uma educação esportiva de família”, conta. Por isso, a realização de cada edição do Best Jump é um sonho concretizado para o empresário que foi um dos mentores do evento. “Lembro do primeiro Best Jump que fizemos olhando como modelo os concursos internacionais e de outros Estados. Pensamos na época: vamos mostrar aos cavaleiros daqui o que é um evento internacional. Tivemos vários cavaleiros que representaram o Rio Grande do Sul em Olimpíadas” , lembra. O hipismo, segundo Gerdau, é um dos quatro esportes que mais tem trazido medalhas ao Brasil.

Jorge Johannpeter com o cavalo Ebano, em 1970

A Gerdau e White Martins são as patrocinadoras da  51ª edição do The Best Jump, que acontece entre os dias 2 e 5 de maio, na Sociedade Hípica Porto-Alegrense. Durante os quatro dias de evento, são esperadas cerca de 20 mil visitantes. Aberto ao público, o evento oferece diversas atrações como o Clube do Pônei, com passeios gratuitos para crianças.