Contardo Calligaris ensina como aproveitar melhor a vida no Fronteiras do Pensamento

COMPARTILHAR
Contardo Calligaris

“Para aproveitar melhor a vida é preciso estar atento”. A frase é do psicanalista e cronista italiano radicado no Brasil, Contardo Calligaris, em sua brilhante palestra sobre o sentido da vida no Fronteiras do Pensamento que lotou o Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, na noite de 21 de outubro. “A vida é um negócio que a gente tem que inventar da melhor maneira possível. O sentido da vida é a própria vida concreta”, disse.

Doutor em psicologia clínica pela Universidade de Provence, Calligaris  provocou a plateia com diversas questões sobre os desafios da vida contemporânea.  O psicanalista contesta a promessa de uma vida feliz e revela que o importante é ter uma vida interessante. Questionando a plateia sobre o que é ter uma vida interessante, ele mesmo responde: “Aproveitar a vida não é subir no pico do Everest mas ir na esquina de casa, prestar atenção e aproveitar cada momento. E ir novamente no outro dia e apreciar de novo. É sentir a vida concreta”, opina.

Calligaris fez uma crítica a quem está constantemente conectado no mundo digital. “Para aproveitar a vida é preciso estar atento. Se você faz isso tudo de celular na mão, por exemplo, você não vai aproveitar os momentos. Somos uma cultura profundamente desatenta, distraída”, alertou.

Por outro lado, Calligaris acha que há oportunidades interessantes dentro do universo digital, como, por exemplo, o crescimento dos podcasts. O psicanalista vê como algo positivo dentro da internet porque é um conteúdo basicamente para ser ouvido. “É um momento de ouvir”, reforça.

O Fronteiras do Pensamento Porto Alegre é apresentado por Braskem, com patrocínio Unimed Porto Alegre e Hospital Moinhos de Vento, parceria cultural PUCRS, e empresas parceiras Unicred e CMPC. Universidade parceira UFRGS e promoção Grupo RBS. A temporada 2019 do Fronteiras do Pensamento encerra em novembro com o francês Luc Ferry.