Campanha de oportunidade da Simplypag “Doméstica em Orlando” viraliza

COMPARTILHAR

A polêmica frase do ministro da Economia, Paulo Guedes, dizendo que com o dólar baixo até empregada doméstica estava indo a Disney, foi a deixa para que a empresa Simplypag criasse uma campanha de oportunidade voltada para seu publico alvo – as empregadas domésticas – a fim de levantar a moral da categoria. A startup administra a folha de pagamento e o recolhimento do e-Social para empregadores domésticos.

“Eu acredito que a ideia da campanha surgiu em grande parte por uma inspiração divina. Ouvia um burburinho de reclamação de pessoas que estavam ofendidas com a frase do ministro e achei que tinha que dar voz a essas pessoas. Foi uma oportunidade de nos posicionarmos a favor deste segmento que pode sim sonhar e  ser tratado como todas as outras categorias profissionais”, conta o CEO da Simplypag, Leo Cherman.

Mesmo vindo de uma empresa de pequeno porte, com pouca verba de investimento em mídia, a campanha ganhou repercussão a partir da publicação de matérias em veículos de comunicação e pela pertinência do tema abordado. A partir dai, a ação viralizou na internet. “A campanha teve vida por si só porque o tema causou emoção não somente nos empregados domésticos como também nos empregadores”, revela Cherman.

Leo Cherman

Tamanho foi o rebuliço que a frase do ministro causou e a repercussão da campanha, que ganhou rápida divulgação nas redes sociais, no dia 20 de fevereiro, o ministro Paulo Guedes pediu desculpas às empregadas domésticas, durante um evento de lançamento de uma nova linha de crédito imobiliário da Caixa, no Palácio do Planalto.

Cherman acredita que o sucesso da ação foi pela ideia. “A ideia faz muita diferença. As ideias brotam nas cabeças que estão mergulhadas em algum tema. Dificilmente estaria na cabeça de pessoas que não estão dentro de um problema. Eu acredito em intuição que vem de uma fonte inexplicável. A partir do nada surge algo”, conta. “Poucos dias depois da frase do ministro acordei com esse ideia e falei: tenho que aproveitar de alguma maneira”, relembra.

Relembrando o fato, no dia 12 de fevereiro, durante um discurso em um evento em Brasília, o ministro da economia Paulo Guedes falou sobre a alta do dólar e disse a tal frase que causou polêmica e repudio em diversos setores da sociedade. Guedes disse que, com o câmbio mais baixo, “todo mundo” estava indo para Disney, inclusive “empregada doméstica”. “Era uma festa danada”, tripudiou Guedes.

“A partir de um fato, vimos uma oportunidade de falar com a nossa base e ter uma comunicação direta com nosso público alvo”, explica Cherman. “Acho que esta foi a felicidade da campanha. Superou nossas expectativas”, revela o CEO.

Somente nos primeiros três dias de lançamento da promoção, o site Simplypag já tinha mais de 5 mil inscritos, entre empregadas domésticas, jardineiros, motoristas, acompanhante de idosos, assistente pessoal, babá, caseiro, cozinheira, cuidador de criança, faxineira, jardineiro, mordomo, motorista e vigia. A campanha “Doméstica em Orlando” vai premiar o vencedor do sorteio com um cartão no valor de R$ 7 mil, para ir à Disney com um acompanhante na baixa estação ou para gastar como quiser.

“A fala do ministro tirou um pouco o sonho das pessoas. A mensagem que a Simplypag quer passar aos empregados domésticos do Brasil é que com planejamento financeiro, cuidado, juízo e consumo consciente é possível realizar um sonho”, afirma o CEO da Simplypag.

As inscrições para o sorteio estão abertas até 31 de março. O candidato deve preencher o formulário disponível no site:  https://www.simplypag.com.br/domestica-em-orlando. Pode participar quem estiver na ativa ou quem tenha trabalhado como funcionário doméstico nos últimos 12 meses. O sorteio acontece no dia 23 de abril.

A categoria alcançou 6,3 milhões de trabalhadores em 2019, segundo o IBGE – embora só pouco mais de 1,5 milhão estejam registrados no e-Social, de acordo com dados de julho de 2019.

Além de fazer o correto cálculo das obrigações e o devido recolhimento dos encargos trabalhistas, a Simplypag também ajuda a promover o planejamento financeiro dos empregados domésticos. A Simplypag também pretende, em breve, viabilizar crédito para este segmento mais vulnerável da população do ponto de vista financeiro. Quem sabe isso ajuda a todos a realizarem o sonho de conhecer a terra do Mickey e viverem um pouco de fantasia.