Campanha da Escala que reposiciona vinho brasileiro é premiada

COMPARTILHAR
Anúncio da campanha da Ibravin

“Seu vinho, suas regras” é o conceito da campanha criada pela Escala para o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) para aproximar o público jovem do consumo da bebida. Na mídia desde o ano passado, a ação transformou a comunicação da categoria no Brasil e arrematou diversos prêmios. O mais recente é a etapa regional da 41ª edição do Profissionais do Ano na categoria Mercado. A premiação é promovida anualmente pela Direção Geral de Negócios da Globo. Os vencedores das regionais disputam a etapa nacional do Profissionais do Ano que será  anunciada durante a festa de premiação, em 18 de setembro, em São Paulo.

“A ideia da campanha é  descomplicar o consumo do vinho, dialogando com novos públicos que não tinham o hábito de beber vinhos”, conta Gustavo Lacerda, diretor criativo. “Se quiser tomar com gelo pode, se quiser tomar num tipo de copo diferente pode. Resolvemos desmistificar o ritual para beber vinho quebrando um pouco aquelas regras tradicionais do universo do vinho atraindo o público millennial que não tem muita conexão com muitos rituais. Fizemos uma desconstrução das regras clássicas e o êxito da campanha é inovar na comunicação da categoria”, comenta. “Conseguimos criar uma identidade única e contemporânea para o vinho brasileiro”, conta diretor criativo, Gustavo Lacerda.

Gustavo Lacerda, diretor criativo

Com irreverência e bom humor, a campanha que fez a desmitificação do vinho, conta com filme de 60 segundos para TV e cinema, dirigido por Gustavo Gripe, da Santa Transmedia, e com trilha sonora da Croácia. Uma série de anúncios, vídeos de 15 segundos e peças para mídias sociais também fazem parte da estratégia de conteúdo. Para garantir o impacto de 55 milhões de pessoas no primeiro mês de veiculação, a estratégia de mídia integrada usou diversos influenciadores nacionais, como a youtuber Jout Jout, Thayla Aiala, Marco Pigossi, Sophia Abrahão e Sérgio Malheiros. Os influenciadores mostraram maneiras irreverentes de inserir o vinho no dia a dia, sempre de um jeito descomplicado. Canais de conteúdo digital, como Buzzfeed, Tastemade e Manual do Homem Moderno também foram utilizados. A campanha ainda contou com conteúdo e mensagens personalizadas, para cada um dos pilares da campanha, distribuídos em parceria com os maiores players digitais como Oath, Facebook, Instagram e Google.

A campanha gerou resultados apresentando mais de 60 milhões de impactos, no comparativo entre agosto 2017 e agosto de 2018 e teve 8,4% maior comercialização de vinhos e espumantes no período.

O filme pode ser conferido no link: https://www.youtube.com/watch?v=czW1D2bjByw