Brasil é o terceiro país que mais inscreve no Cannes Lions

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O Festival Internacional de Criatividade de Cannes, o Cannes Lions, que acontece de 17 a 21 de junho, na França, recebeu um total de 30.953 inscrições de 89 países. O número é 4,5% menor que em 2018, quando as agências inscreveram 32.372 trabalhos.

A queda nas inscrições vem acontecendo desde 2016 quando concorreram 43.101 trabalho, depois em 2017 o número caiu para 41.170.

Os países tradicionalmente campeões em inscrições, EUA e Reino Unido, também reduziram levemente suas participações. Estados Unidos concorrem nesta edição com 8.138 trabalhos e Reino Unido participa com 2.268 cases.

O Brasil, que figura em terceiro lugar na quantidade de inscrições, também reduziu um pouco o volume em torno de 1,8%. Em 2018, o país inscreveu 2.131 trabalhos. Este ano, a país concorre com 2.093 cases.

Alguns países que aumentaram as inscrições em relação ao ano passado são China em 5% e a Índia em 8%. Outros países, embora com volume bem menos expressivo, também apostam mais inscrições este ano em relação a 2018 como México, Equador, Polônia, Filipinas, Emirados Árabes, Uruguai, Tailândia e Argentina.

Uma das novidades de 2019 é o lançamento de dois novos Leões: Estratégia Criativa e Entretenimento para o Esporte. A Estratégia Criativa recebeu 848 inscrições, já o Entertainment Lions for Sport registrou um volume significativo de inscrições de 702 trabalhos no ano inaugural da categoria.

Na visão de Philip Thomas, presidente do Cannes Lions, conforme comunicado oficial divulgado pela organização, as mudanças  na estrutura do Prêmio implementadas em 2018 resultaram em um novo foco dos Leões. Segundo Thomas, a indústria está se concentrando na ‘qualidade’ das inscrições. Como exemplo, ele ressalta que na categoria que mede os resultados das ações, o Creative Effectiveness Lions, o crescimento foi de 34% em 2019.

Segundo  Simon Cook, diretor administrativo do Cannes Lions, explica no comunicado que esta categoria de Creative Effectiveness não se concentra apenas no crescimento dos negócios do cliente, mas em como o trabalho vencedor pode impactar positivamente a cultura e definir o propósito da marca a longo prazo.

O crescimento nas inscrições de algumas categorias tradicionais, como em Filme, por exemplo, demonstra que estas áreas permanecem fundamentais para a criatividade. O Film Lions, que acontece pelo 66º ano, registra um aumento de 29% de inscrições ano a ano. Outras áreas que apresentam aumento nos números de inscrições são Creative eCommerce Lions com até 12%, no Brand Experience & Activation Lions com até 8% e no Digital Craft Lions com até 9%.

O Cannes Lions espera receber a delegação mais diversificada de todas com representantes de mais de 100 países em 2019. Os vencedores dos Leões serão anunciados durante o festival, de 17 a 21 de junho de 2019.