As 12 grandes fotos em P&B de Miro

351
COMPARTILHAR

Um dos maiores fotógrafos de moda e de publicidade do Brasil e do mundo nas  décadas de 70 e 80, Miro terá 12 de suas famosas fotos P&B feitas naquela época, expostas na Galeria Houssein Jarouche, em São Paulo, a partir do dia 19 de março.

Todas as fotos da exposição foram tratadas pelo próprio Miro, num exaustivo trabalho de laboratório para que crescessem em tamanho sem perder nada da sua qualidade original. As maiores, por exemplo, tem agora um metro e noventa de altura.

O texto de apresentação da exposição que tem como título “Outros retratos em branco e preto” foi  escrito por Washigton Olivetto, a pedido do próprio Miro. Olivetto diz:

– Suas fotos não valem por mil palavras porque são feitas para dizer única e exclusivamente o que deve ser dito. Sem verborragias visuais. Essas 12 grandes fotos, que para esta exposição se transformaram também em 12 fotos grandes, foram feitas por Miro nos anos 1970, quando seu trabalho era considerado moderno. O tempo provou que na verdade já era eterno.

Brasileiro, Azemiro de Souza, conhecido como Miro, começou como estagiário de fotografia na agência Estrada Propaganda, onde conheceu Mario Daloia, de quem tornou-se assistente. Na década de 1970 viveu em Paris, onde se consagrou como fotógrafo trabalhando para as mais importantes revistas de moda européias.