49ª edição do Prêmio Exportação RS reconhece 63 organizações

COMPARTILHAR
Foto: César Lopes/ Agência Preview

A cerimônia de premiação da 49ª edição do Prêmio Exportação RS, promovido pelo Conselho do Prêmio Exportação RS, aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 23 de setembro, na Casa NTX, em Porto Alegre. Foram reconhecidas 63 empresas na oportunidade, número mais expressivo na história do projeto. No evento, que destaca as organizações que obtiveram desempenho destaque no cenário exportador, também foi entregue a distinção Personalidade Competitividade Internacional 2021 ao diretor-presidente da CCGL, Caio Vianna.

De acordo com o presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Fabrício Forest, as exportações do Rio Grande do Sul se mantiveram ativas e o fluxo de comércio permaneceu constante, apesar de todos os desafios impostos a todos nós ao longo dos últimos meses. “Em 2020, exportamos 14 bilhões de dólares. De janeiro a agosto deste ano, já exportamos 13,6 bilhões de dólares. Na noite de hoje, premiamos, merecidamente, a diversidade, a riqueza, a competitividade e a competência das empresas exportadoras gaúchas”, relatou Forest. Já o presidente da ADVB/RS, Rafael Biedermann, relata que o prêmio gera um círculo virtuoso que se retroalimenta e, cada vez mais, inspira o mercado exportador gaúcho: “Marcamos a 49ª edição do Prêmio Exportação RS, são diversas empresas  agraciadas e personalidades homenageadas. Nossa expectativa é enorme para o projeto dos 50 anos de prêmio exportação, em 2022”, afirmou.

Caio Vianna, diretor-presidente da CCGL, recebeu o prêmio Personalidade Competitividade Internacional 2021. A distinção tem como objetivo enaltecer lideranças que realizam ações de incentivo à inserção de produtos brasileiros no mercado exterior. “Reforço a convicção de que o agronegócio gaúcho tem muito a entregar para a nossa sociedade. Em 2000, a safra de soja do Rio Grande do Sul era de 5 milhões de toneladas. Em 2010, ultrapassou 10 milhões de toneladas. E hoje, passamos de 20 milhões de toneladas. No último ano, nos tornamos o segundo maior estado produtor de soja, que é o principal produto da nossa pauta exportadora. Nossas cooperativas estão na base, ao lado dos produtores, e na ponta, nos terminais em Rio Grande, prestando todo o apoio para que as operações sejam finalizadas de forma adequada”, pontuou Vianna.

O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por lideranças de instituições que possuem relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho. São elas: ADVB/RS, Apex-Brasil, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, FARSUL, Fecomércio, Federasul, FIERGS, Lide-RS, Portos RS, Sebrae-RS, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hub Transforma RS e UFRGS.

O evento contou com patrocínio do Badesul, Banrisul, BRDE, CFL, Portos RS e PWC. Além do apoio da FIERGS, Banco do Brasil, Brascril, Dinamize, Euro América, Querosene, Sebrae, Traduzca e Transcontinental.

Agraciados do 49º Prêmio Exportação RS em 2021

Destaque Avanço Global
Marcopolo
Randon Implementos
Dekoland
Kappesberg

Destaque Empresas Comerciais Exportadoras e Trading Companies
South Service Trading S.A

Destaque Inovação Tecnológica
CCGL

Destaque Mercadológico
Schio
Docile
3tentos
TERMOLAR S.A
BRASKEM
Mega Embalagens
STIHL

Destaque Pequeno Desbravador Internacional
America Leather
CASA DA SERRA EXPORT
Cachorreiros

Destaque Serviços de Suporte à Exportação
AD SHIPPING
INTERLINK CARGO
Euro-América
Afianci Global Networking
PIBERNAT LOGÍSTICA
SAGRES
Scala Logística
Banrisul Armazéns Gerais S/A
DORAGROUP INTERNATIONAL
WILSON SONS UNIDADE TECON RIO GRANDE

Destaque Serviços Exportados
ARB.Legal | Advocacia Rocha Baptista
Druzina Content

Destaque Setorial
Agropecuário
Tergrasa
Termasa

Alimentos
Nutrire
Dubai Alimentos
COOPERATIVA LANGUIRU LTDA.
Conservas Oderich
RAR
Peccin

Bebidas
Fante Bebidas
Vinícola Aurora
Cachaçaria Weber Haus

Calçados, Couros e Artefatos
WELLOUR
PICCADILLY
CALÇADOS BEIRA RIO S.A

Eletroeletrônicos
TDK
AEL SISTEMAS
Madeiras e Derivados
SENA MADEIRAS
CMPC

Máquinas e Equipamentos
Kepler Weber

Máquinas e Implementos Agrícolas
VENCE TUDO

Metalúrgico
Ferramentas GEDORE do Brasil S/A
MAXIFORJA COMPONENTES AUTOMOTIVOS LTDA
TAURUS ARMAS

Móveis
Doripel Móveis
Unicasa
MADESA MÓVEIS

Plástico e Produtos de Borracha
Xalingo Brinquedos
PISANI

Químicos, Medicamentos e Farmoquímicos
FCC
NOKO QUÍMICA
GOTA LIMPA

Têxtil
CRISDU MODA INTIMA LTDA

Veículos e Autopeças
FORBAL AUTOMOTIVE
Dana
Fras-le

Fonte: Enfato Comunicação