“A Música Não Tocada” ganha nova apresentação no MEME Santo de Casa Estação Cultural

COMPARTILHAR

O espetáculo de butoh “A Música Não Tocada” volta a ser apresentado no MEME Santo de Casa Estação Cultural. Idealizado e protagonizado pelos bailarinos Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama, “A Música Não Tocada” explora aquilo que no Japão se chama “Ma”: o silêncio, e o intervalo em relação ao tempo e ao espaço. É mergulhando nesse universo que os bailarinos exploram as seguintes questões: o que habita o silêncio? E o que incorpora o vazio?

Evocando os ensinamentos do mestre do butoh Yoshito Ohno, Ana explica que essa dança vanguardista criada na década de 1950 convida o bailarino a trazer suas histórias e memórias à tona, fazendo muito menos externamente e levando para o palco seu contato direto com o mundo e com as histórias milenares que nos trouxeram até aqui. No butoh, os pés encontram o chão, marcando o contato de cada partícula da pele com cada milímetro do solo.

A partir dessa vertente do butoh, “A Música Não Tocada” traz como elemento primordial de seu conceito artístico o diálogo da dança com delicadas texturas musicais, dessa vez criadas pelo músico Duda Cunha, frequente colaborador de Ana Medeiros em inúmeros projetos dedicados ao butoh em Porto Alegre. Duda, que já venceu o Prêmio Açorianos pela trilha sonora que assinou junto a Jorge Peña para o espetáculo “O Sentido Se Sente Com o Corpo”, executará ao vivo as criações que conduzem a dança de Ana e Nishiyama por um caminho ancestral e por um universo muito particular.

Com esta nova apresentação, Ana mais uma vez amplia o reconhecimento do butoh em Porto Alegre. Hoje, após quatro anos de atividade com a dança japonesa na capital gaúcha, a bailarina já contabiliza diversos intensivos, workshops e intervenções em diferentes espaços culturais. “É uma grande alegria poder reapresentar A Música Não Tocada após duas sessões lotadas do espetáculo em dezembro, o que mais uma vez demonstra que o butoh tem tocado o público e conquistado seu lugar no cenário cultural porto-alegrense. Estamos ansiosos para esse novo encontro com plateias que tanto acreditam no poder transformador da arte”, comenta Ana.

SERVIÇO
“A Música Não Tocada”, de Ana Medeiros, Hiroshi Nishiyama e Duda Cunha
No MEME Santo de Casa Estação Cultural (Rua Lopo Gonçalves, 176 – Cidade Baixa)
Dia 11 de fevereiro, às 21h
Ingressos no local a R$ 40, com meia entrada para classe artística, estudantes e pessoas acima de 60 anos
Mais informações pelos telefones (51) 30192595 e (51) 98257002 ou pelo e-mail centromeme@centromeme.com.br
Foto de Lucas Saccon